Sobre o Sombra&Ar

sexta-feira, 3 de maio de 2013

Um Ipê na lata.



Detalhes que passam despercebidos aos olhos de muitos(as).
E do seu?


 Imagem de Tuca Monteiro.
Descrição da imagem:
 fotografia de uma árvore - um ipê - plantado na calçada.


Nos manuais técnicos de arborização urbana, elaborados por gestores (as) públicos (as), como no da Prefeitura de São Paulo, que é tido como referência para demais Prefeituras - inclusive indicado pelos coordenadores do Programa Estadual Município Verde-Azul como modelo a ser "copiado" - há um item que trata sobre o plantio de árvores, orientando o modo correto de se proceder: do preparo do local ao plantio definitivo.   


Umas das recomendações, óbvia até, é que a muda deve ser retirada da embalagem apenas no momento do plantio (sic), de modo a se preservar o torrão e, também, garantir o desenvolvimento pleno das raízes. Acesse.



No caso da muda de Ipê, exposta na imagem abaixo, observa-se que a mesma fora introduzida na cova permanecendo, as raízes, dentro de uma lata!  

Imagem Tuca Monteiro.
Descrição da imagem:
fotografia em "close" da orla onde está plantado uma árvore - um ipê -
mostra que fora plantada com a lata (invólucro) e tudo. A lata está apodrecida pela ferrugem.


Os funcionários da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Sesurb), na época do plantio da árvore da imagem sob responsabilidade do ex-secretario Geová Maria Faria (PSB),  "esqueceram" de retirar a muda de seu invólucro antes de plantá-la.  

Penso: quantas mudas plantadas na administração Auricchio estão na mesma situação deste ipê? 

Local: Rua Tocantins - bairro Nova Gerti. 
Data: 2012.


Tuca Monteiro.






Nenhum comentário: