Detalhes que passam despercebidos aos olhos de muitos(as).
E do seu?
![]() |
Imagem de Tuca Monteiro. Descrição da imagem: fotografia de uma árvore - um ipê - plantado na calçada. |
Nos manuais técnicos de arborização urbana, elaborados por gestores (as) públicos (as), como no da Prefeitura de São Paulo, que é tido como referência para demais Prefeituras - inclusive indicado pelos coordenadores do Programa Estadual Município Verde-Azul como modelo a ser "copiado" - há um item que trata sobre o plantio de árvores, orientando o modo correto de se proceder: do preparo do local ao plantio definitivo.
Umas das recomendações, óbvia até, é que a muda deve ser retirada da embalagem apenas no momento do plantio (sic), de modo a se preservar o torrão e, também, garantir o desenvolvimento pleno das raízes. Acesse.
No caso da muda de Ipê, exposta na imagem abaixo, observa-se que a mesma fora introduzida na cova permanecendo, as raízes, dentro de uma lata!
Os funcionários da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Sesurb), na época do plantio da árvore da imagem sob responsabilidade do ex-secretario Geová Maria Faria (PSB), "esqueceram" de retirar a muda de seu invólucro antes de plantá-la.
Penso: quantas mudas plantadas na administração Auricchio estão na mesma situação deste ipê?
Local: Rua Tocantins - bairro Nova Gerti.
Data: 2012.
Tuca Monteiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário